Menu
Rotina de Cuidados com a Pele

Em nosso primeiro encontro falamos da necessidade de se estabelecer uma rotina séria de cuidados com a pele todos os dias (daí o nome “rotina”) e deixei no ar como seriam esses cuidados. Nesta segunda coluna para o Meu Buquê falaremos exatamente sobre isso: como cuidar diariamente da sua pele. Lembrando sempre: indicações de produtos devem ser feitas somente por um dermatologista.

O primeiro passo do cuidado é a limpeza da pele. Todos os dias, sem exceção, comece o dia lavando o rosto com um sabonete adequado para a região (sim, existe diferença entre o sabonete corporal e o facial). A temperatura ideal é sempre a fria, mas se você não conseguir, prefira a água morna. Uma vez lavado o rosto, finalize a limpeza com um tônico (peles secas e normais) ou adstringente (peles mistas ou oleosas).
Não pule esta etapa porque ela finaliza a limpeza da pele. Pele limpa, vamos para o tratamento. Aqui cabe usar um creme especial para a área dos olhos, sempre em leves movimentos circulares de dentro para fora, do canto interno para o externo. Mais uma vez vale lembrar aqui que o creme usado deve ser especificamente para a área dos olhos. 

A proteção da pele é o próximo passo. Use um filtro solar adequado ao seu tipo de pele sempre e não pule esta etapa mesmo em dias chuvosos ou nublados. O fator mínimo indicado é o 30, mas algumas peles mais sensíveis podem usar fatores mais fortes. Vale ressaltar aqui que não é somente o rosto que precisa ser protegido, mas todas as áreas expostas ao sol. Vai usar saia? Passe protetor nas pernas. Está de blusa de mangas curtas ou sem mangas? Use o protetor nos braços também. Lembre-se de repassar o protetor solar a cada duas horas, sem exposto diretamente e por muito tempo à luz solar ou repasse logo depois do almoço, ao escovar os dentes.

À noite a rotina segue a mesma: sabonete facial, tônico ou adstringente, creme de olhos. O que muda à noite é o demaquilante antes do sabonete - para tirar o excesso da maquiagem usada - e o creme noturno, que precisa ser - também - indicado por um dermatologista. De modo geral, aqui são prescritos os ácidos, por exemplo. São usados nos cremes noturnos, geralmente, ativos que devem ser evitados durante à exposição à luz, por isso pedimos que sejam usadas à noite. Ou seja: NÃO esqueça de lavar o seu rosto pela manhã.

Parece uma rotina que toma tempo, mas acredite, você não gastará mais do que cinco minutos pela manhã e noite. Entenda que serão dez minutos diários que, a longo prazo,farão uma diferença significante na aparência e saúde de sua pele. E ela vai te agradecer por esse cuidado.

Um abraço e até nosso próximo encontro!

Dra. Carla Vidal.

Voltar ao topo