Menu
Festa Atrações
0 18.06.2017
9 Dicas de etiqueta para os convidados do casamento

Educação e bons modos não faz mal a ninguém, certo?
No casamento também, as formalidade e etiquetas são super bem vindas!

Vestido Branco: Exclusivo da Noiva!
Aliás, branco, off white, bege e tons da paleta. É um
desrespeito com a noiva!

Vestidos muito curtos e justos: Nem pensar!
Festas de casamentos são eventos que exigem certa formalidade e por isso, trajes adequados. Existem casos onde outras convidadas sentem-se desconfortáveis com seus companheiros causando às vezes até atritos por ciúmes. Decotes muito exagerados também devem ser evitados; seja no colo ou nas costas. É essencial evitar qualquer detalhe que possa competir com as atenções aos noivos. Além de muito desrespeitoso, você pode virar o comentário desagradável da festa.

Chegar atrasado: programe-se!
Ok, às vezes acontece um imprevisto e o trânsito não colabora, mas chegar atrasado à cerimônia do casamento não é nada bonito. E nem pense em ir direto para a festa!
Procure se programar e sair um pouco mais cedo. Se não for possível e o atraso acontecer mesmo, chegue em silêncio sem fazer muito barulho. Assim, você evita chamar tanta atenção e desconcentrar os noivos e os outros convidados.

Levar um acompanhante sem avisar: jamais!
Um dos principais erros dos convidados é pensar que está tudo bem levar um acompanhante. Mas não é bem assim. Como qualquer grande evento, os noivos oferecem uma recepção de acordo com o número de convidados que pretendem chamar. Levar uma pessoa sem o conhecimento deles, além de muito feito é bastante desrespeitoso e afeta sim o orçamento.

O mesmo vale para quem recebe o convite e pergunta se pode levar um amigo. O convite é individual e não se deve fazer esse tipo de pergunta aos noivos, pois pode constrange-los.

Não confirmar presença: abuse e use do RSVP!
Uma situação bastante comum é confirmar que não vai ao casamento no RSVP e aparecer mesmo assim. Ou confirmar a presença e não aparecer. Claro que neste caso pode ter havido um imprevisto, mas se o convidado não for por opção é uma grande falta de educação. O RSVP é muito importante para a contagem do buffet, portanto, seja um convidado legal.

Exagerar na bebida alcoólica: beba, mas vá com calma!
Deselegante em qualquer situação, beber demais na festa do casamento pode render muitas situações desagradáveis. É importante lembrar que esse tipo de evento não é para perder o controle. Exagerar nos drinks, passar mal e incomodar outros convidados é desrespeitoso para todos. Você não quer estragar o dia mais especial da vida de alguém, certo?

Avançar nos salgados ou doces: coma com elegância!
Não importa o tamanho de sua fome ou há quanto tempo você está sem comer, faça pratos pequenos (e repita se for o caso) e nada de encher a mão de salgadinhos quando o garçom passar servindo. Mantenha sempre uma postura elegante!

Levar o presente dos noivos na festa: não!
Há muitos anos atrás era permitido. Porém, hoje, levar o presente dos noivos na festa do casamento é uma gafe total. Caso não dê pra entregar ou enviar aos noivos, procure entregar aos pais antes ou depois do evento. Levar no dia nunca deve ser uma opção.

Levar arranjos para casa: nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao!
Isso gera custos (e alto) para os noivos. As peças são objetos do decorador e não dos noivos e tudo será cobrado deles. 

Voltar ao topo