Menu
Casamentos Geral
0 16.06.2017
Elopement Wedding - Saiba o que é

Antes de começar o assunto, vamos entender:  A palavra Elope em inglês significa fugir de algum lugar e não retornar ao seu ponto de origem. Ela foi mencionada inicialmente em 1338, para definir o ato de uma mulher abandonar o seu marido para fugir com o seu amante. Essa definição permaneceu até 1800, quando passou a significar o ato de um casal fugir para se casar, sem necessariamente abandonar nenhum outro cônjuge para isto.
Desde então, Elopement vem sendo coloquialmente usado para casamentos que acontecem de maneira repentina, às vezes até secreta sem a presença de amigos ou família, ou com um número muitíssimo limitado de pessoas.

Elopement Wedding é uma tendência ainda pouco conhecida no Brasil, mas muito comum em diversos países.
Consiste basicamente em um "casamento a dois". A ideia é escapar de quase todos os gastos e também do stress que envolvem os preparativos de uma grande cerimônia e casar-se na intimidade, porém o
 casal não precisa vivenciar sozinho a experiência. Pais, filhos, um celebrante e um fotógrafo podem ser incluídos no pequeno casamento.
Caso você se sinta desconfortável com amigos e demais familiares, explique porquê escolheu o formato 
Elopement e quando voltar de viagem convide-os para uma pequena comemoração em casa para mostrar as fotos e contar os detalhes da cerimônia. É uma boa saída!

É uma ótima opção para noivos com orçamento apertado, para quem já casou outras vezes e não quer mais festa, casais de religiões diferentes ou quem realmente busca algo muito íntimo.

Neste formato a cerimônia é bem simples, com decoração intimista (caso você opte por um almoço ou jantar personalizado) e sem convidados. Normalmente as noivas escolhem viagens a cidades históricas, praias, casas de campo ou qualquer outro lugar que tenha um cenário bonito para as juras de amor.

O local é a decisão mais importante. Procure um lugar que tenha o mínimo de estrutura para a troca de votos e que permita momentos de intimidade. Pontos turísticos e praias agitadas não são as melhores opções. Prefira locais mais afastados, restaurantes que possam ser fechados ou espaços abertos em meio à natureza.  








 











Você amou o Elopement Wedding e acha que tem tudo a ver com você e seu noivo?
Saiba por onde começar!

Como em todo casamento (não importa o formato), contrate uma boa assessoria. Dê preferência por profissionais com experiência de eventos à distância, que conheça o local ou tenha bons contatos por lá, caso seja fora do país. Isto irá diminuir os riscos de contratar fornecedores ruins e assegurar aos noivos que não tenham nenhum imprevisto indesejado no dia. Planeje tudo com 6 meses de antecêndia e caso escolha o exterior como cenário, verifique os passaportes e demais documentos.

Onde fazer?

No Brasil, nossa sugestão com lugares extremamente encantadores:
Chapada dos Guimarães – MT
Chapada Diamantina – BA
Livraria Cultura – SP
Serra Gaúcha – RS
Costa Esmeralda – SC
Região dos lagos – RJ
Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal – SP
Regiões Ribeirinhas- AM
Cidades históricas – MG
Petropolis e Teresópolis – RJ
Praias, sítios e fazendas em todo o Brasil

No exterior, é comum ter essas cerimônias em Las Vegas, Italia, Paris, Portugal, Chile e Tailândia, mas você pode escolher o local que quiser e de quebra, emendar sua lua de mel.


Marina Ruy Barbosa e Xandy escolheram a Tailândia para celebrar o Elopement Wedding 

Custos do Elopement Wedding

Como não haverá convidados, vastos custos com gastronomia, bebidas, convites e etc, certamente o elopement é mais barato que um casamento tradicional.
Mas atenção: é preciso ter em mente os outros custos deste formato como deslocamento da equipe (caso não seja do local onde irão se casar), estadia e alimentação dos mesmos durante o período contratado. Faça os cálculos, pois às vezes o elopement pode ser mais caro que uma festa tradicional, por exemplo.

O dia do casamento!

Uma rontina normal. Os noivos acordam, tomam café da manhã e aproveitam o dia até a hora da cerimônia. Dependendo do local escolhido, podem ir à praia ou ficar no spa do hotel.
A noiva vai cuidar da beleza (cabelo e maquiagem), a equipe de foto e filme registra tudo e a assessoria cuida dos demais itens como celebrante, decoração e músicos.

Sugestão: o noivo pode fazer sua entrada ou esperar pela sua futura esposa. A entrada da noiva pode ser ao som de violinos, por exemplo.
A cerimônia será normal, onde o celebrante conduzirá o ato e os noivos fazem votos de amor. 
Depois, faça um ensaio de fotos e não esqueça do bolo para o corte simbólico. Brindem esse momento com um almoço ou jantar romântico. O resto do dia é com vocês!

Vantegens do Elopement Wedding 

Além da economia, uma grande vantagem é a cumplicidade do casal. Por não haver muitas pessos envolvidas, a entrega e o romantismo é muito maior. Outro fator é o local escolhido, que pode ser um cenário incrível onde jamais caberia uma estrutura para festa.





Nos Estados Unidos,  já existem empresas que desenvolvem apenas este tipo de cerimônia. Nelas, dá para fazer na sua própria cidade ou, o mais pedido pelos noivos, em outro país com cenários maravilhosos, como Nova Zelândia e Islândia também.

Gostou da ideia?
Aqui no Brasil algumas agências e assessorias podem ajudar você nessa missão.

Beijos,
Beta.

Carregar Mais
Voltar ao topo