Menu
Casamentos Campo
0 09.01.2017
Casamento sustentável, o que seria?

Se você quer morar num planeta melhor as ações não podem ficar para amanhã. Temos que praticar em nossas casas, no ambiente de trabalho e por que não no próprio casamento?
É possível aproveitar diversos elementos como plástico, papel, latas e garrafas (tudo que for reciclável). No Youtube você pode encontrar diversos tutoriais de artes recicláveis!
Se você fizer questão de “colocar a mão na massa”, é possível confeccionar caixinhas de convite, plaquinhas, embalagens para bem casados e muito mais. São infinitas possibilidades!

VAMOS CASAR

O primeiro passo é escolher um lugar adequado, que combine com todo esse estilo.

Locais que ofereçam a estrutura completa para cerimônia e festa são mais adequados e ecologicamente corretos, já que não terão que terceirizar geradores, coberturas e outros materiais. Menos um transporte na rua, menos um poluente, certo?

Outro ponto importante: comece cedo e aproveite a luz do dia. Uma forma de economizar energia e aproveitar toda a beleza das velas.


Foto divulgação


Foto divulgação


Foto divulgação

VAMOS CONVIDAR

A papelaria do casamento pode ser feita em papel reciclado ou papel semente (papel artesanal de excelente qualidade, que recebe sementes de flores ou temperos, durante o seu processo de fabricação).


convite em papel semente

Os convites podem conter uma renda artesanal, laços de juta e dentro do envelope enviar algumas sementes de flor para que os convidados plantem (que tal amor perfeito?).

O convite é a porta de entrada do seu casamento e com isso, todos já terão em mente como será o estilo da festa. Siga a mesma linha para o cardápio e reservas de mesa, ou então, escreva o menu numa lousa charmosa e economize mais papel!


convite papel e estilo


Foto divulgação


Foto divulgação


Foto divulgação

VAMOS DECORAR

Sobre decoração, móveis de demolição ou de fibras naturais são ótimas opções nesse caso. Aliás, eu acho maravilhoso arranjos com flores brancas em móveis rústicos! E por falar em flores, prefira as nacionais e que estejam na época. São mais baratas e não será difícil encontrá-las.

Agora, pensando em sustentabilidade, opte por flores plantadas em vasos como orquídeas, gérberas, lisianthus, tulipas, margaridas e hortênsias. Cactos e suculentas são super bem-vindos e todos eles podem ser cultivados pós festa. Aliás, por que não oferecê-los como lembrancinha?


Foto divulgação


Foto divulgação


Foto divulgação


Foto divulgação


Foto divulgação


Foto divulgação


Foto divulgação

VAMOS COMER

Um dos pontos principais de uma festa: boa comida! É importante saber que o cardápio sustentável não precisa ser necessariamente todo vegetariano. O menu pode ser feito somente com alimentos orgânicos, os quais são produzidos sem agrotóxicos e são muito saudáveis! Os ingredientes regionais e sazonais são as melhores alternativas para reduzir a emissão de gases poluentes do transporte e aproveitar o que a época tem de melhor. Pense de maneira consciente para evitar desperdícios de alimentos e assim, diminuir os resíduos. Sabia que até o bolo de casamento pode ser feito com ingredientes orgânicos?

Uma tendência chamada “comfort food” está ganhando força nos casamentos e a culinária combina muito com o estilo sustentável. Sabe por que? Sua preparação a conservação plena dos ingredientes naturais, sem nenhum tipo de interferências químicas.
A Ghee Banqueteria faz esse tipo de gastronomia com total maestria. Aliás, eles usam a técnica Slow food, onde os alimentos são cozidos em baixa temperatura e por longo tempo. 

Ah, vale também questionar o buffet sobre a separação do lixo (se é reciclável) e como eles descartam o óleo.


Ghee Banqueteria


Ghee Banqueteria


Ghee Banqueteria
www.ghee.com.br

VAMOS BEBER

Além de servir águas aromatizadas (use ervas aromáticas e flores comestíveis), sucos e coquetéis, a bebida alcoólica também pode ser orgânica e não somente as frutas dos sucos.

Por exemplo, a Vodka TiiV produzida com álcool neutro orgânico da cana-de-açúcar, sendo multidestilada e filtrada seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade mundial. A certificação orgânica foi concedida pelo IBD e exige uma série de fatores como a desintoxicação do solo por 1 a 3 anos, não utilização de adubos químicos e agrotóxicos, obediência a aspectos ecológicos, o tratamento humanitário de animais e para o protocolo “Ecosocial All Fair”, entre outros que envolvem projetos sociais e de preservação ambiental. Ah, ela ainda é Gluten Free!


Foto divulgação


Foto divulgação


Vodka TiiV Drinks com morango


Foto divulgação - 
vodkatiiv.com

Minha experiência com a TiiV: "Já tomei ela pura com gelo e drinks no melhor estilo ‘caipirinha’. Muito suave, pura é bem agradável de degustar. No dia seguinte? ZERO ressaca"!

VAMOS NOS DELICIAR

Que hora gostosa... Bolos e doces! Sim, eles também podem entrar na onda. 
O Naked Cake é uma ótima opção por conseguir trazer as frutas da estação, assim como os doces. Tudo pode levar ingredientes orgânicos!
As forminhas podem ser de papel reciclável, papel semente, palha, fibra natural... O decorador poderá lhe ajudar com isso!


Foto divulgação


Foto divulgação



Foto divulgação


Foto João Salamonde


Forma de folha de bananeira Gallete Chocolate

VAMOS RECORDAR

E o que dar de lembrancinha? Bom... Se vai para o lixo não é sustentável, certo? Então a escolha precisa ser certeira. São diversas opções como as comestíveis, mas como o assunto envolve o meio ambiente, você pode optar por vasinhos de suculentas, mudas para plantar temperos, sacolas ecobags ecológicas entre outros. Uma recordação que os convidados poderão aproveitar como decoração da casa e cuidarão com carinho!


Foto divulgação


Foto divulgação


Foto divulgação


Foto divulgação


Foto divulgação

 

Chegou a hora da NOIVA

Mas como a noiva pode contribuir com a sustentabilidade em si própria? De várias maneiras como por exemplo, reformando o vestido de noiva da sua mãe ou de uma amiga querida, fazendo sua maquiagem com produtos veganos/orgânicos e usando joias da família.

O vestido: atualmente existem diversas estilistas que podem lhe ajudar nessa missão e reformar o vestido que foi usado em família. Mudar o decote, aplicar rendas, tecidos, colocar brilho, entre outros tipos de customização. Nem sempre é mais barato do que adquirir um modelo novo, mas o valor sentimental é impagável para algumas noivas. 

Abaixo um exemplo de um vestido reformado de mãe para filha, pelas mãos da estilista Carol Hungria:


Também é possível usar um modelo novo pensando no meio ambiente. Conhecidos como "vestidos eco-friendly", que estimulam o uso de materiais diferentes e ecologicamente corretos, geralmente feitos a partir de tecidos reutilizados de paraquedas e tecidos mais nobres como seda e cânhamo natural e orgânico. Não é fácil encontrar um estilista que trabalhe com essas opções, então pense bem na escolha e até onde vale optar pela sustentabilidade 100%.

Procure um sapato que você possa usar depois do casamento. Se você optar por um modelo rendado e cheio de brilhos, dificilmente conseguirá usar em outra ocasião. Uma ótima sugestão? Cor Nude!


Foto divulgação


Foto divulgação


Buquê de flores secas


Buquê de suculentas


Damas podem usar buquês de lavanda

A maquiagem:

Há pouco tempo chegou no mercado brasileiro algumas marcas de maquiagens orgânicas/veganas e alguns maquiadores têm apostado forte nesse tipo de produto. Ao usar uma maquiagem orgânica você tem certeza que está colocando na sua pele apenas produtos naturais e de alto valor biológico, ricos em vitaminas, minerais, óleos e polissacarídeos, etc., e que estes produtos são livres de agrotóxicos, hormônios, conservantes, parabenos e produtos químicos e geneticamente modificados.
Resumindo, além do objetivo da maquiagem que é embelezar, ao usar a orgânica você também estará cuidando da saúde da sua pele, agregando propriedades nutritivas e antioxidantes diretamente da natureza, podendo ser uma ótima opção, também, para pessoas com alergia e sensibilidade.


Maquiagens Dona orgânica 

Sobre a durabilidade: Eu ainda não realizei maquiagem com nenhum produto vegano, portanto, não sei dizer a vocês se eu recomendaria, ainda mais para uma noiva ou madrinha. Assim que eu tiver a oportunidade de testar eu prometo contar!

Acessórios da noiva: joias de família (brinco, colar) podem ser uma ótima pedida e você ainda vai economizar um bom dinheiro.
Incremente seu penteado com flores desidratadas, das quais você ainda pode guardar como recordação ou repassar para uma pessoa querida!


Foto divulgação

E O NOIVO?

Ele também pode contribuir? Claro! O terno pode ser confeccionado em linho, tecido natural, sem tingimento.


Foto divulgação
 

Resumindo...

Depois de ler tanto assunto sobre sustentabilidade, uma coisa é certa: os dois precisam querer muito e vivenciar isso, não só no casamento mas também no dia a dia. Não façam isso como uma “moda” e sim, como estilo de vida. É preciso acreditar na proposta, pois não achem que por ser sustentável pode custar “mais barato”. Vejam como os alimentos orgânicos são sempre mais caros!

Existem noivos que se preocupam tanto com essa questão que já estão fazendo compensação de carbono dos gases emitidos com a realização da festa! Ficou interessado?
Saiba como funciona esse processo no site da empresa Evento Neutro.

A ideia não é ser radical (isso vai de cada um) mas aplicar um pouquinho de consciência é super bacana e o meio ambiente agradece!

Um beijo,
Beta.

Carregar Mais
Voltar ao topo